Pesquisa
O livro “Danças africanas e Interculturalidade em Portugal” aborda a forma como as danças africanas problematizam as relações culturais entre Portugal e determinados países africanos. A pesquisa de campo permitiu analisar práticas artísticas e pedagógicas com danças africanas: Eva Azevedo e grupo Semente (Porto), e Petchu e grupo Kilandukilu (Lisboa). A partir do entendimento da interculturalidade como uma relação dialógica e de questionamentos que envolvem corpo e cultura, discutiram-se representações sustentadas sobre a(s) África(s) e as danças africanas e significações construídas nessas práticas, relacionando-as com questões sobre colonialismo e pós-colonialismo e questionando, assim, até que ponto é que elas criam espaços de diálogos interculturais. À luz da imbricação movimento-pensamento-abordagem de mundo busca-se ampliar o entendimento da criação em dança como motor para diálogos interculturais e interpessoais.
Edição de autor lançada através de crowdfunding em Dezembro, 2014.
BLOG:
ARTIGOS:
2016: Visões de mundo, ações do corpo que dança (parte 2), online no site BUALA:
http://www.buala.org/pt/palcos/visoes-de-mundo-acoes-do-corpo-que-danca-parte-2
2015: “Danças africanas em Portugal: contextos artísticos e pedagógicos”(parte 1), online no site BUALA:
2014: “Danças africanas e diálogos interculturais em Portugal: práticas artísticas e pedagógicas”, publicado nos Anais do IX Congresso Ibérico de Estudos Africanos
2013: “Danças africanas em Portugal: práticas artísticas e pedagógicas”, in Revista Migrações, Setembro 2013, n.º 11, Lisboa: ACIDI, pp. 119-132. Disponível em: http://www.oi.acidi.gov.pt/docs/Revista_11/Migracoes11pp119_132.pdf
2012: “Criação de dança em diálogo com corporalidades locais”, In: Anais do VII Congresso da ABRACE: Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Porto Alegre.
2011: “Dança e Interculturalidade: Questionamentos sobre danças africanas em Portugal” (2011), publicado nos Anais do VII ENECULT- Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura.
2009: “A dança da diáspora africana no contexto sócio-pedagógico de Portugal”. In: Revista “O Mosaico” da Faculdade de Artes do Pará. Disponível em:
http://www.fap.pr.gov.br/arquivos/File/Arquivos2009/Pesquisa/Omosaico/04_artigo_Teresa_Fabiao.pdf
Vídeo que acompanha o projeto "DIÁLOGOS_EM_MOVIMENTO", candidato ao concurso de IDEIAS DE ORIGEM PORTUGUESA 2011 da Fundação Gulbenkian/ Fundação Talento.
A partir dos desabafos do Sr. Pereira, português radicado em Salvador (Bahia) há 30 anos, fala-se sobre realidades amordaçadas da presença portuguesa na Bahia e sobre como a vivência numa outra cultura se pode inscrever no corpo e ser um motor de diálogo intercultural.
Performance e Realização: Teresa Fabião
link de vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=EldMbfMDbKw